Unidade 1 – Introdução ao Tema (4 Aulas)
Contexto Global da Aplicação; Processo de Desenvolvimento Total: Desenvolvimento e Gestão do Desenvolvimento; Caracterização da Gestão de Desenvolvimento do Produto: Amplitude do Tema, Tópicos Específicos, Casos Aplicados, Grupos de Pesquisa no Brasil, Estado da Arte no Brasil, Periódicos Nacionais e Internacionais.
Unidade 2- Avaliação dos Resultados (2 Aulas)
Resultados: Programas Empresariais de Desenvolvimento e Projetos de Desenvolvimento; Estratégia de Inovação Empresarial e Sucesso do Programa de Desenvolvimento; Estratégia do Projeto e Sucesso do Projeto.
Unidade 3 – Programas Empresariais de Desenvolvimento (6 Aulas)
Gestão de Portfolio de Produtos: Objetivos, Métodos e Técnicas, e Resultados; Objetivos: Maximização do Valor, Portfolio Balanceado, e Conexão com a Estratégia Empresarial; Métodos e Técnicas: Valor Comercial Esperado, Índice de Produtividade, e Outros; Capacidade Instalada de Desenvolvimento: Plano Agregado de Desenvolvimento; Resultados: Projetos Oportunidade, Projetos Ativos e Projetos em Espera; Organização do Trabalho: Construção de Rede Empresarial e Participação de Fornecedores e Clientes.
Unidade 4 – Projetos de Desenvolvimento (13 Aulas)
Gestão de Projetos de Desenvolvimento: Processo Stage-Gate e Etapas de Desenvolvimento; Métodos e Técnicas: Desdobramento da Função Qualidade, CAD, Prototipagem Rápida, Técnicas Estatísticas de Otimização; Organização de Trabalho: Integração Multifuncional e Equipes de Projeto
Unidade 5 – Implantação de Sistemas de Desenvolvimento e Construção da Capacidade de Desenvolvimento (5 aulas)
Implantação: Constituição de Equipe, Treinamento, Projeto Piloto, QFD, Prazo, Liderança e Fatores Contribuintes e Impeditivos. Processos de Aprendizagem e Construção da Capacidade de Desenvolvimento.
|