Home   
  DEP | Graduação | Pós-Graduação | Pesquisa | Extensão | Laboratórios | Professores

Institucional   
- Contato   
- História   
- UFMG   
- Escola de Engenharia   

Graduação   
- O Curso   
- Grade Curricular   
- Ementas   
- Oferta   
- Representantes   

Pós-graduação   
- Mestrado   
- Especialização   

Pesquisa   
- Áreas de Concentração   
- Linhas de Pesquisa   
- Projetos de Pesquisa   

Extensão   
- Projetos   

Laboratórios   
- ANTROPOS   
- LADESP   
- LIDEP   
- NTQI   

Professores   


Departamento de Engenharia de Produção
Pavilhão Central de Aulas (PCA)
Campus da Pampulha
Av. Presidente Antônio Carlos, 6627
Cep 30161-010
Belo Horizonte - MG

Disciplina de Graduação - Projeto do Produto
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Professor: Eduardo Romeiro Filho

Objetivos:
     Proporcionar aos alunos uma visão geral de metodologias e técnicas utilizadas para a concepção e desenvolvimento de produtos industriais e de serviços, permitindo aos alunos ao final do curso:
- Definir as necessidades e requisitos que devem ser satisfeitos a partir do projeto de produto;
- Estabelecer prioridades e valores para os requisitos definidos;
- Propor soluções alternativas para atender às necessidades especificadas;
- Analisar e valorar as alternativas propostas, selecionando aquela que melhor atende aos critérios explicitados;
- Apresentar um modelo de representação, mock-up ou protótipo da solução escolhida.
     Além disso, os alunos deverão ser capazes de identificar os princípios básicos subjacentes às diversas teorias do design.

Método:
O curso será realizado basicamente através de aulas expositivas; realização de trabalho em grupo; exercícios práticos em aula; prova, caso conveniente; e a presença de palestrantes convidados, para tratamento e discussão de temas específicos.

Material para Download:
Apostila 844 kb

Avaliação:
Realizada a partir da realização de trabalho; execução de exercícios propostos em aula; levantamento, leitura, resenha e apresentação de textos; exercício individual (caso conveniente).

TRABALHO DE DISCIPLINA
O trabalho realizado constará na simulação de um projeto de produto industrial de baixa ou média complexidade, que deverá atender às necessidades específicas levantadas pelos alunos de cada grupo, formado por no máximo cinco alunos. Poderá estar ou não vinculado a uma situação real de produção e deverá ser elaborado através de três relatórios parciais, constando:

Primeiro Relatório (Conceito do Produto):
- Definição da necessidade a ser atendida e sua justificativa;
- Análise do mercado (púbico-alvo, produtos semelhantes etc.) e de patentes;
- Aspectos gerais e parâmetros do produto projetado;
- Análise de uso e de funções do produto;
- Sistemas de Informações de Marketing;
- Hierarquização de necessidades e limites do projeto do produto. 

Segundo Relatório (desenvolvimento do produto): 
- Aplicação de ferramentas de Projeto (ex. FMEA, Análise Ergonômica, Análise do Ciclo de Vida ou Engenharia de Valor);
- Geração de alternativas formais para o produto;
- Primeiras alternativas formais de consistentes diferenças (entre três e cinco);
- Análise de tecnologia disponível e materiais apropriados;
- Definição da alternativa formal adotada;

Relatório Final (Documentação de Projeto e Modelo de Representação):
- Documentação técnica (memorial descritivo e desenhos técnicos) completa do processo projetual incluindo, além das informações contidas nos dois relatórios parciais:
- Revisão das especificações gerais da análise técnica, funcional e humana;
- Definição de materiais e processos de fabricação do produto;
- Desenho detalhado da alternativa escolhida;
- Modelo físico e/ou mock-up funcional;
- Minuta de pedido de patente;
- Cópia do relatório e material da apresentação em meio digital (bonificação de meio ponto na média final).

IMPORTANTE: Os relatórios não serão devolvidos, ao contrário de maquetes e/ou modelos.

EXERCÍCIOS
Os exercícios, abordando tópicos específicos do programa, deverão ser realizados pelos grupos já formados visando a execução do trabalho principal, devendo preferencialmente agregar seus resultados ao desenvolvimento desse trabalho.

ATIVIDADE DE PESQUISA
Será também proposto um trabalho de pesquisa abordando temas relacionados à disciplina (definidos por sorteio), para entrega em separado, em forma de artigo científico. A leitura e resenha de textos será desenvolvida no decorrer do curso, abordando temas específicos e propiciando sua apresentação e discussão pelos grupos, caso conveniente. Para a busca de textos científicos, recomendam-se os seguintes endereços:
· http://www.bu.ufmg.br (biblioteca da UFMG)
· http://www.periodicos.capes.gov.br (Lista de Periódicos da CAPES)
· http://www.elsevier.com.br/ (Editora Elsevier para o Brasil)

Para fins de avaliação, são propostos os seguintes critérios, a serem discutidos e referendados no primeiro dia de aula:

Atividades realizadas

Peso Máximo na Avaliação Final

Artigo Científico

Exercício Individual

Apresentação e Modelo Físico

Relatório Final

2,0

3,0

1,0

4,0

TOTAL GERAL

10,0

Obs. O professor se reserva o direito de atribuir ou reduzir, a seu critério, 1,0 (um) ponto na média geral final, a título de participação em aula de qualquer dos alunos, individualmente.

Programa:

 

Assunto

Bibliografia

Atividades

1.    

Apresentação do Curso e da Proposta de Trabalho

BARROSO, 1982.

 

2.    

Conceitos preliminares: Trabalho e metabolismo homem-natureza; necessidades humanas; produção e consumo; consumismo; valor simbólico.

BONSIEPE, 1978;

CAMPOS, 1987.

Definição dos grupos de trabalho

3.    

Metodologias de projeto de produto
Metodologia centrada no usuário

MEDEIROS, 1981.

Avaliação do método utilizado

4.    

Ciclo de vida do produto/ Planejamento do Projeto do Produto

BACK, 1983.

 

5.    

Paradigmas e Projeto de Produtos

 

Apresentação de vídeo e discussão.

6.    

Brainstorming: temas para projeto

 

Exercício em grupo

7.    

Conceitos de Valor. Mapa Preço-Valor

IIDA, 1998.

Exercício em Grupo

8.    

Marketing: SIM - Sistema de Informações Marketing

 

 

9.    

Marketing: Abrangência; ferramentas.

CAMPOS, 1987.

 

10.     

Análise de valor

CSILLAG, 1988

Exercício em Grupo

11.     

A Qualidade Desde o Projeto.  

JURAN, 1992.

 

12.     

O projeto de produto sob a abordagem do Design Industrial I.

BORGES, 1990.

 

13.     

Pesquisa de patentes e aplicações em projeto

www.inpi.gov.br

 

14.     

1ª Apresentação Parcial dos Trabalhos
PRIMEIRO RELATÓRIO PARCIAL

 

APRESENTAÇÃO PÚBLICA.

15.     

Orientação – Sistema de Informações de Marketing e Conceito do Produto.

 

Entrevista pessoal.

16.     

Projeto para Reciclagem.

Novos cenários da atividade de Projeto: O Produto Sustentável

 

 

17.     

Criatividade: bloqueio mental, teorias explicativas do processo criativo.

OECH, 1988
EPSTEIN, 1996

 

18.     

Criatividade: Técnicas de estímulo à criatividade.

 

Exercício em Grupo

19.     

Filme “Tucker: Um Homem e seu Sonho”

 

 

20.     

Ergonomia no projeto de produtos.
Confiabilidade e Segurança. Padrões de interface.

CHAILLOUX, 1992.

 

21.     

Ergonomia: Antropometria, comandos e controle, instruções e compreensão de uso; exemplos.

IIDA, 1990.

 

22.     

Ergonomia: Aplicação da Análise Ergonômica do Trabalho para o projeto do Produto. Exemplos de Aplicações

BIFANO e ROMEIRO, 1999.

Exercício em Grupo

23.     

2ª Apresentação Parcial.
SEGUNDO RELATÓRIO PARCIAL

 

APRESENTAÇÃO PÚBLICA

24.     

Orientação – Geração de Alternativas

 

Entrevista pessoal.

25.     

Propriedade Intelectual: Introdução ao Tema e Ações de Incentivo na UFMG.

Palestrante Convidado

 

26.     

Modelagem bi e tridimensionais; modelos, maquetes, mock-ups; ferramentas para modelagem.

 

Orientação Prática

27.     

EXERCÍCIO INDIVIDUAL DE AVALIAÇÃO

 

 

28.     

Orientação final

 

Entrevista pessoal.

29.     

Apresentação Final dos Trabalhos I.

 

APRESENTAÇÃO PÚBLICA

30.     

Apresentação Final dos Trabalhos II 
e Entrega do Relatório Final

 

APRESENTAÇÃO PÚBLICA

Correio Eletrônico:
Para quaisquer dúvidas, informações, críticas etc. o endereço eletrônico do professor é:
ROMEIRO@DEP.UFMG.BR

Lista de Discussão da Disciplina:
A disciplina de Projeto do Produto possui uma lista para discussão de temas pertinentes ao curso, debates assíncronos entre os participantes (alunos e ex-alunos) e divulgação de textos, endereços de sites e informações relevantes ao curso. É aberta à participação pública e pode ser acessada através dos endereços:
http://www.yahoogrupos.com.br/group/produto-l ou
http://br.groups.yahoo.com/group/produto-l/

Para o envio de mensagens, o endereço eletrônico é: produto-l@yahoogrupos.com.br

Esta lista possui interface gráfica e uma série de recursos, como a disponibilização das mensagens em homepage e outras ferramentas que serão oportunamente utilizadas. Neste sentido, sugere-se aos alunos que "explorem" esta nova ferramenta e tragam para o grupo seus comentários.
O princípio de uma lista (ou grupo) de discussão é bastante simples: várias pessoas, normalmente segundo interesse comum, são filiadas a um mesmo endereço eletrônico, sendo que todas as mensagens enviadas a este endereço são imediatamente "replicadas" (ou reenviadas) a todos os participantes. 
Inclusão de Nomes na Lista
A participação nas listas de discussão é livre a todos os interessados, estando condicionada apenas à aplicação de regras normais de boa conduta e a discussão de temas relevantes ao assunto tratado. Para participar do grupo, envie uma mensagem EM BRANCO para: 
produto-l-subscribe@yahoogrupos.com.br

Para sair do grupo, envie uma mensagem EM BRANCO para: produto-l-unsubscribe@yahoogrupos.com.br

Envio de Mensagens
Para participar da lista, basta enviar sua mensagem para: produto-l@yahoogrupos.com.br
Nestes casos, são mensagens normais, que serão "replicadas" para todos os outros inscritos. 

  © 2003 - Departamento de Engenharia de Produção - UFMG